quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ficar rico com economias

Oi gente! Quanto tempo não apareço por aqui, não é?
Mas não esqueço um dia se quer do tanto de saudade que sinto do meu blog e dos leitores amigos que tenho.

A dica de hoje é sobre finanças! Muitas horas nos pegamos no vermelho e nunca damos o passo para que isso mude.

Então, lá vão algumas dicas sensacionais para a vida saudável nas finanças!
"Ficamos ricos com o que economizamos e não com o que ganhamos"

Deixa seu comentário ai para eu saber que você gostou da matéria.
Beijinhos,
Kelly.




Fonte: Administradores


A diferença entre uma vida sob estresse financeiro e uma cheia de prosperidade está nos pequenos hábitos que temos em relação ao dinheiro. OBusiness Insider recorreu aos consultores Nancy Butler e David Blaylock, que atuam na área de planejamento financeiro, e reuniu um plano com oito passos que ajudarão você a economizar, primeiramente, e a usar essas economias com sabedoria.
Saiba quais pequenas mudanças vão lhe direcionar para um futuro próspero.
1. Inverta seu pensamento
Mesmo que depois de pagar as contas sua remuneração líquida pareça anêmica, é preciso aprender a destinar uma parte desse dinheiro para o seu objetivo financeiro, o que não ocorre do dia para a noite. Por isso é necessário adaptar sua mente gradativamente.
"Muitas pessoas gastam dinheiro, pagam as contas e guardam o que sobrou e isso está ao contrário: você deve primeiramente guardar para os objetivos financeiros, pagar as contas e depois considerar gastar o dinheiro que restou", declara Butler ao Business Insider.
Uma armadilha onde muitos caem é adiar hábitos de poupar dinheiro para quando as finanças estiverem mais folgadas, porque quanto mais se ganha, mais se gasta. Blaylock adverte que não precisa ser muito, o importante é economizar. "Não estou pedindo para você reservar $ 1000 por mês, estou pedindo para guardar $ 50, ou uma pequena quantia que você consiga bancar. Não podemos subestimar o poder de começar pequeno".
2. Olhe para onde você quer chegar
Especialistas em finanças sempre sugerem àqueles que estão poupando para o futuro começar com um plano de 5 anos, com metas específicas. O que você precisa para alcançar seu objetivo dentro de um tempo específico, que não precisa ser necessariamente 5 anos. Por exemplo, economizar dinheiro alguns anos para dar entrada no pagamento ou seis meses para criar um fundo de emergência.
"Ter um objetivo em mente nos ajuda a guardar", declara Blaylock. "Se esse objetivo é a poupança de emergência, ou a poupança para uma viagem, ou poupar para a faculdade, não importa", declara.
3. Crie seus próprios truques mentais
Como o primeiro item, devemos começar devagar. Deixar de comer em restaurantes com frequência ou limitar um valor a ser gasto mensalmente em itens supérfluos pode ser uma de suas novas regras.
Também conhecido como"heurística", ou seja, uma maneira de solucionar um problema - que no caso é o hábito de guardar dinheiro-, esse método é uma ótima forma de desenvolvermos bons hábitos em relação ao nosso ganha pão. Muitas escolhas que fazemos em um dia podem nos ajudar a não gastar dinheiro em coisas desnecessárias.
4. Viva como um rico "anônimo"
Nem todo milionário vive em uma mansão ou dirige um Ferrari. Aliás, a maioria deles leva uma vida abaixo do padrão que poderia bancar. De acordo com Thomas J. Stanley, co-autor do livro "The Millionaire Next Door: The Surprising Secrets of America’s Wealthy” (O Vizinho Milionário: os segredos supreendentes da riqueza da América, em tradução literal), os milionários não esbanjam dinheiro, eles economizam mais do gastam. O livro mostra que a maior parte da riqueza dos Estados Unidos vem do trabalho duro e poupança regular.
David Sapper e sua esposa, por exemplo, faturam mais de US$ 500 mil por ano com um negócio de carros usados, no entanto, eles não se dão ao luxo de gastar mais do que US$ 2,5 mil por mês. Ao aplicar 90% da renda em investimentos e em economias, Sapper diz que poderá se aposentar mais cedo.
"Encontre o ponto no qual você tem o que precisa e está feliz e confortável, e apenas fique por lá", aconselha o empresário.
5. Providencie sua aposentadoria agora
Para aqueles na faixa etária entre 20 e 30 anos, a aposentadoria pode parecer algo muito distante e, por isso, talvez não seja uma prioridade. Entre contas a pagar, despesas de modo geral, economias para o financiamento de uma casa ou para férias, como é possível ainda reservar dinheiro para aposentadoria? Quanto mais tarde você deixa para juntar dinheiro, mais você terá que juntar.
Se aos 30 você depositar mensalmente $ 50 em uma conta de aposentadoria com o retorno sobre o investimento de 7%, em 30 anos você terá $ 56 mil, contudo, se você esperar chegar aos 40 para se preocupar com sua aposentadoria, para chegar ao valor final, você terá que investir $ 110 por mês. Isto se deve porque seu dinheiro tem menos tempo para crescer, minimizando o impacto dos juros compostos.
6. Saiba quanto está entrando e quanto está indo embora
Se você não sabe ao certo o quanto é depositado mensalmente em sua conta bancária, você não saberá quanto dinheiro pode direcionar para cumprir sua meta financeira.
É preciso conhecer seus gastos para poder controlá-los, além do mais, "conhecimento é o primeiro passo para uma mudança duradoura".
Caso você tenha dificuldade para conferir seu contracheque e organizar suas economias, há aplicativos como o LearnVest que podem auxiliá-lo gratuitamente.
7. Livre-se das dívidas
Certamente, em algum momento de nossa vida, já tivemos que lidar com dívidas. Enquanto dívidas relativas a empréstimos estudantis ou a um financiamento imobiliário são compreensíveis e muitas vezes necessárias, as de cartão de crédito, por outro lado, nas quais são pagas altas taxas mensais, podem ser evitadas.
Quitar as dívidas deve ser a prioridade número um. Apesar disso, para Blaylock, vale mais a pena guardar parte do dinheiro reservado para as dívidas. Mesmo demorando mais para quitar o cartão de crédito, por exemplo, o indicado é garantir as economias para o fundo de emergência. Caso surja algum imprevisto, como uma batida de carro, você não precisará fazer novas dívidas para consertar seu automóvel.
8. Aumente seus ganhos
Para crescer o patrimônio líquido você tem que gastar menos e juntar mais. A questão não é ter um salário maior, é saber investir as economias. "Na maioria das vezes, ganhar mais não leva à um maior patrimônio líquido porque o estilo de vida e as despesas crescem junto com ele", informa a consultora de planejamento financeiro Natalie Taylor, sócia de Blaylock.
Mas para quem não consegue minimizar os gastos o suficiente para juntar dinheiro há algumas maneiras de aumentar a renda mensal sem um aumento no salário ou sem ganhar na loteria. Uma sugestão é procurar um outro emprego, que de preferência tenha a ver com sua personalidade.
"Eu tenho uma grande amiga que é advogada. Ela tem um grande hábito de viagem que ela não está disposta a deixar de lado. Então ela trabalha em uma loja de flores aos sábados durante a temporada de casamentos. É um ganho para todos: a loja de flores tem uma funcionária de confiança e, como minha amiga ama flores, ela não pensa nisso como trabalho", conta Blaylock.

15 comentários:

  1. Oi Kelly!
    Que bom vê-la por aqui novamente.
    Gostei muito da matéria. Estou justamente passando por uma fase de reeducação financeira, aprendendo a guardar mais :)
    Bjs!

    meuminiape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, obrigada pela ilustre visita.
      Nesse projeto de apartamento, reforma, móveis e até casamento a gente tem que aprender. Se não, a crise começa desde cedo. É muito ruim querer algo e não poder tê-lo. Muitas vezes se fazemos o esforço da economia, sempre conseguiremos realizar sonhos.

      Vou logo te visitar também.
      Um beijo.

      Excluir
  2. Dicas muito preciosas, quando aprendemos a economizar para coisas que realmente faram diferença na nossa vida, as coisa mudam para melhor! Beijus http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Carlinha! Hoje consigo sonhar mais e já tendo certeza que vou realizar mais cedo!!!
      Obrigada pela visita.

      Um beijo enorme para você!

      Excluir
  3. Valiosas dicas para uma consumista declarada. Agora que estou aprendendo o peso de uma família amiga. Parabéns pelo blog. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas!
    Adorei!
    Beijos
    Camila
    (BLOG ItGlamour www.itglamour.com )

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a matéria. Tentar usar as dicas que são ótimas.

    Beijinhos
    Dani

    http://www.daniellaguedes.com.br/
    @_danielaguedes

    ResponderExcluir
  6. Kelly, só repassando a resposta ao seu comentário no meu blog. Acho que daria uma post legal aqui!
    "Oi Kelly! Muito bom vê-la por aqui, obrigada pelo carinho :)
    Bom saber que vc vive bem sem ter tantos itens de luxo! Se vc aceitar a dica, seria interessante se vc fizesse um post mostrando novamente o seu apê e nos dando mais dicas de como aproveitar melhor os espaços! Aposto que aprenderíamos bastante com alguém que passou por isso na prática ;)
    Bjs!"

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post floor... otimo fim de semana!

    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  8. Post de supra importância pra dona de casa.
    Com certeza precisa ter disciplina, organização e persistência pra deixar a casa como realmente queremos.


    http://sobradoquatro.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei!

    É isso aí! Economizar e investir é preciso!
    Ainda mais pra quem vai casar rsrs
    Bjos

    projetoapartamento204.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas menina vc não imagina o quanto !! rsrs
    bjs
    http://casadolaguna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Kelly, acabei de conhecer o seu blog, e já estou a seguir.
    A sua casa está a ficar linda.
    Gostei especialmente deste post, pois eu e o meu marido seguimos todas esta dicas, antes de compararmos a casa economizámos ao máximo, abdicámos de comer fora, comprar roupas caras, ir de férias só para casa dos nossos pais (que moram longe de nós), diminuir a quantidade de passeios, pois mal saímos de casa é quase inevitável gastar dinheiro.
    O objectivo era dar entrada no empréstimo de uma casa, para financiarmos um valor mais pequeno, mas como conseguimos umas condições de empréstimo boas, decidimos comprar uma casa antiga para remodelar, e investimos todo o dinheiro nas obras,para a casa ficar logo ao nosso gosto.
    Agora 2 anos e meio depois continuamos a economizar da mesma forma, para podermos acabar de mobilar e decorar a casa, mas eu acho que estes sacrifícios valem a pena.
    Convido-a também a visitar o meu blog.
    Beijos de Portugal.
    Ana Silva - aventuradedecoracao.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada. Beijinhos.