terça-feira, 27 de agosto de 2013

5 dicas de como deixar sua casa cafona

Ooooi?!

Então, ontem saiu uma matéria na Folha de S. Paulo bem interessante.
Quem escreveu foi o arquiteto Guto Requena.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gutorequena/1193827-como-ter-uma-casa-cafona-em-5-passos.shtml

Em laranja, minhas considerações, tá?


1. TROQUE OS TACOS
Retire o piso de madeira original do apartamento que acabou de comprar. Jogue esse taco (provavelmente de madeira em extinção, como a peroba rosa, muito comum em edifícios dos bairros de Higienópolis e Jardins) numa caçamba. Instale no lugar o porcelanato mais brilhante e marmorizado que achar. Piso frio é fácil de limpar, e taco velho lembra coisa antiga e casa de vó.
Opinião da Kelly: Quem hoje em dia fica encerando a casa para ficar brilhando o tempo inteiro? Mesmo suja, brilhe! O porcelanato é perfeito para nós donas de casa que trabalhamos. E ai fim de semana ficar alisando casa? Não mesmo, né meninas?


2. TENHA COLUNAS GREGAS
É importante"ornar" seu projeto de decoração com a fachada do seu prédio, que se for mesmo bem cafona será um edifício neoclássico, neopoodle, neo qualquer-coisa. Existem placas de isopor que transformam sua coluna mixuruca em uma belíssima coluna grega com tudo o que você merece: base, fuste e capitel. Basta aplicar, emassar e pintar para esconder os remendos. É possível até escolher a ordem da sua coluna: dórica, jônica ou coríntia (não confunda com Corinthians!). Se você pintar estilo marmorizado então, vai ficar uma lindeza.
Opinião da Kelly: e se for uma casa digna de colunas gregas?

3. SANCAS DE GESSO COM LED
Está achando seu living muito simplesinho? Faça uma sanca de gesso estilo bolo de noiva, com camadas e curvas, e embuta iluminação em LED que troca de cor. Cromoterapia é o último grito da moda em Milão. E veja que incrível: dá para trocar a cor por controle remoto!
Opinião da Kelly: Tá, isso não podemos discordar. Tem nada mais bizarro que essas curvas com led de cor. Eu sempre gostei de sancas, até falei delas aqui, mas são gostos e gostos. Como discutí-los?


4. TUDO NOVO
A casa cafona utiliza apenas móveis e objetos novos e desconsidera a cultura e a história do local e de seu morador. Não se preocupe com materiais sustentáveis, ciclo de vida do produto ou impacto social de sua reforma. E a cada vez que mudar de casa, jogue tudo fora. Celebre o novo. Quanto mais caro, melhor. Atitudes sustentáveis e reúso para quê? Você nem verá o planeta entrar em colapso, não é?
Opinião da Kelly: pára tudo! e quem não tem habilidades suficientes para criar coisas ou simplesmente copiar esses passo-a-passos? Vai comprar um artesanato (de material sustentável, reaproveitável, reciclável, sei lá o que) em algum lugar para ver quanto vai te custar! E mais uma vez, há gostos e gostos! No mundo de hoje, buscamos praticidade. E sinceramente, não conheço alguém que não goste ou não tenha NADA reaproveitado. Já temos consciência disto.

5. NÃO OUSE
É melhor não correr riscos, então, retire o que for mais "diferentão" e aposte no projeto bege com cara de apartamento decorado de lançamento imobiliário. Procure algo bem impessoal, em que qualquer um possa morar. Fuja da brasilidade! Cafona mesmo é seguir à risca a decoração de Paris, de Miami ou da Grécia antiga. A casa cafona espelha, sobretudo, a alma pretensiosa e amedrontada de seus moradores
Opinião da Kelly: Ah, isso temos resistência mesmo. Nosso medo de enjoar é sempre mais forte. Concordo apesar de discordar! Mas quem disse que o bege não é lindo e fica charmosíssimo com detalhes coloridos que podemos colocar em vários cantos de várias formas?


O que acharam dessas dicas, meninas? 
Falem sobre a opinião de vocês!!! 

Beijinhos,

Kelly

10 comentários:

  1. Oi, Kelly!
    Que bom passar por aqui!Realmente, entendo quando ele fala do bege. Está havendo uma universalização da cor e muitas vezes perdemos a chance de fazer grandes coisas pelo receio que o cliente tem de ousar... e por ver tanto AP decorado tipo bege, acaba optando pelo que, como ele disse, vai agradar a todos...mas, não sabe o cliente que agradar a todos, não dá e é um exercício sofredor. Bem divertido o post... gostei do seu blog e estou seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bila!
      É, meu marido tem resistência à cores, aos poucos, vamos moldando.
      Mas o bege é sempre certeiro e fica lindo combinado de uma cor vida. O upgrade é pleno.

      Beijos para você!!!

      Excluir
  2. Oba!
    Obrigada pela visita e comentário.

    Verdade, a gente vai pelo que é mais certeiro, né?
    Mas eu penso em ousar. Adoro cor, mas tenho medo do bege ser sem graça.

    Beijão, Bila!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post. Obrigada pela visita.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, você também pela visita.
      Beijos.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi, Ana!
      Que bom ter gostado. Espero sempre poder ajudar vocês com alguma informação.

      Beijos

      Excluir
  5. Essas dicas são realmente pra gente refletir.
    Passei por aqui e já me instalei. Visite meu bloguinho. Bjs
    http://diariodacasadadonasi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Si!
      Que fera ter se instalado. Bem vinda.

      Beijos!

      Excluir
  6. Meninas, obrigada pela visita.
    Vocês são lindas.

    Tenho acompanhado cada post novo de vocês.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada. Beijinhos.